VOCÊ pode fazer a DIFERENÇA

Postural Balance

O ajuste da postura humana é dependente de muitos fatores. É dependente da liberação do Sistema Muscular e das Fáscias, permitindo amplitude de movimento e ao mesmo tempo segurando as articulações na posição correta. O sistema nervoso ajuda no controle de tudo isto, porém, situados em vários centros diferentes, como o sistema vestibular e sua interação com os olhos, o sistema aferente, distribuído por todo o corpo e altamente concentrado em algumas partes como os pés.

Isto tudo para a postura estática. Quando incluímos o movimento isto tudo continua válido, porém o controle precisa ser ainda mais eficiente e rápido.

Mas ainda existe um componente extremamente forte, que é o emocional – as emoções, através de mecanismos neurais-motores e hormonais, transformam além do comportamento, o movimento e a postura.

Deste modo, o Postural Balance é complementado pelo Dynamical Balance e Emotional balance. O Postural Balance compreende o entendimento da parte biomecânica estática. Vemos assim neste módulo como as cadeias miofasciais de Tom Myers podem ser aplicadas para o tratamento postural utilizando alongamentos posicionais estáticos, as manobras de liberação miofascial superficiais e profundas, manipulações vertebrais.

Uma avaliação postural cuidadosa é vista para a eleição correta do tratamento postural específico para cada paciente. Existe um método bem claro para que seja fácil o entendimento de como escolher cada procedimento e em que momento.

Técnicas de respiração são exploradas, uma vez que é um movimento extremamente importante para a sobrevivência e altera a postura de várias formas quando realizado de maneira errada. Existe uma metodologia para o ensino de exercícios domésticos aos pacientes para que funcione como um auxílio ao tratamento no consultório. Algumas articulações especiais frequentemente esquecidas por outros métodos posturais também são incluídas, como a articulação têmporo-mandibular. Treinamento do sistema nervoso e do equilíbrio são utilizados, uma vez que podem ser a causa do desequilíbrio.

A grande diferença do Postural Balance para outros métodos é a abrangência. Existem métodos que focam só na fascia (por exemplo: Rolfing), outros métodos com só na musculatura ou cadeias musculares (RPG), outros trabalham só com a parte de equilíbrio (baseados nos estudos de Nashner), alguns focam mais em movimentação (Tai chi chuan, como um dos muitos exemplos) e outros ainda focam somente no emocional (por exemplo a Bioenergética). O Postural Balance unido ao Dynamical Balance e Emotional Balance formam um grande pacote, verdadeiramente holístico, de modo a facilitar o entendimento do ser humano através da postura e facilitar o tratamento com a possibilidade de junção de várias abordagens diferentes

Seja um MESTRE na POSTURA